Em regra, quem possui paralisia irreversível e incapacitante, além de toda a carga emocional e dificuldades do dia a dia, precisa dispender grandes valores para o tratamento na doença. Essa situação pode comprometer severamente o orçamento familiar. Nesse sentido, diversas prefeituras municipais concedem a isenção do pagamento do IPTU aos portadores dessa comorbidade. Para ter direito ao benefício, o interessado deve preencher alguns requisitos.
O Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU é um imposto cobrado pelo município daqueles que possuem um imóvel localizado na zona urbana. A cobrança desse tributo é geralmente cobrada anualmente, com base no valor do imóvel.
Ocorre que, por vezes, o valor cobrado pode representar um verdadeiro rombo no orçamento familiar, principalmente para os portadores de paralisia irreversível e incapacitante, que gastam valores expressivos para o tratamento da doença.
Pensando nisso, diversos municípios brasileiros concedem a isenção do pagamento do IPTU para os portadores de paralisia irreversível e incapacitante, desde que preencham alguns requisitos.
Em Florianópolis/SC, por exemplo, o interessado deve preencher 2 principais requisitos possuir apenas 1 imóvel e ter renda familiar de até 5 salários-mínimos.
Caso o interessado preencha tais requisitos, deve se dirigir ao "Pró-cidadão", munido com a documentação necessária, para dar entrada no processo administrativo de isenção do IPTU.
Se o pedido for aprovado, a isenção do IPTU beneficiará todos que residirem no imóvel do interessado.
Gostou do conteúdo? Espero que sim!
Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.
Por Felipe W. Dias.
Comments