Sim, é possível a usucapião de quitinete. Por meio da Usucapião Consitucional Urbana, é possível regularizar um imóvel urbano menor do que 250m². Isso porque, a legislação brasileira não limitou o tipo de imóvel, podendo ser uma casa, apartamento e, até mesmo, uma quitinete. Ademais, o interessado deve preencher os demais requisitos, dentre eles, residir no bem por no mínimo 5 anos e não ser dono de nenhum outro imóvel.
Como dito no artigo "Entenda o Que é Usucapião", a Usucapião é uma maneira de alguém adquirir a propriedade de um bem imóvel e regularizá-lo pelo tempo que exerce a posse. As diversas espécies de Usucapião variam entre a existência de título aquisitivo e de boa-fé, o tamanho do terreno e o tempo de posse.
Além disso, é preciso comprovar a posse mansa, pacífica e ininterrupta, bem como a vontade e a convicção de ser dono (também chamada de animus domini).
Quer saber mais sobre a Diferença Entre os Tipos de Usucapião? Clique AQUI.
Dentre as espécies de Usucapião, está a Constitucional Urbana, prevista nos artigos 183 da Constituição Federal e 1.240 do Código Civil.
A Usucapião Constitucional Urbana possui os seguintes requisitos: posse de 5 anos, imóvel de até 250m², e não ser proprietário de outro imóvel.
Quer saber mais sobre a Usucapião Constitucional Urbana? Clique AQUI.
Por outro lado, as quitinetes, derivadas do inglês "kitchenette" (pequena cozina) são apartamentos pequenos, formados normalmente por uma sala-quarto, cozinha-área de serviço e banheiro.
Nesse sentido, a lei não especificou o tipo de imóvel, mas apenas limitou o seu tamanho para até 250m². Dessa forma, é perfeitamente possível fazer o pedido de Usucapião de uma quitinete, desde que se preencha os demais requisitos.
Inclusive, esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal, ao julgar o Recuros Extraordinário nº 305.416. Na ocasião, se entendeu que "não se distingue a espécie de imóvel – se individual propriamente dito ou se situado em condomínio, no denominado condomínio horizontal", pois "os requisitos constitucionais estão direcionados a viabilizar a manutenção da moradia, considerado imóvel que não ultrapasse, quer presente o solo propriamente dito, quer a área construída, 250m2."
Para ler a decisão na íntegra, clique AQUI.
Portanto, por meio da Usucapião Constitucional Urbana, é possível regularizar uma quitinete,, desde que seja menor do que 250m² e que o proprietário resida nele por pelo menos 5 anos e não seja dono de nenhum outro imóvel.
Gostou do conteúdo? Espero que sim!
Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.
Por Felipe W. Dias.
Kommentare